Rita Melo

 

Pinturas Intermitentes

pintura

 

08 março . 17 abril . 2014

A presente exposição, intitulada ?Pinturas intermitentes?, aborda questões em torno de uma perspectiva sobre a actual posição humana e respectiva sociedade globalizada. De forma sucinta, as suas obras, reflectem uma consciência e semiconsciência social associada a determinados acontecimentos que temos vindo a assistir e a intrigar ao longo dos últimos anos.
Esta série de trabalhos paralelamente relacionados com a anterior, realizada entre 2009 e 2011, evidenciam-se não só pelos indícios de uma nova temática abordada, como também pela expressividade das novas personagens. Estas, foram substituídas por figuras humanas com a intenção de as representar em estado de alerta/ tragédia. Simultaneamente foram articuladas com paisagens naturais que despertam para uma inteligência provocativa no sentido da necessidade de uma emergente observação; metaforicamente criticada, pela inércia formada, na incapacidade de resolução de qualidade e quantidade global, de compreensão, da condição humana, no mundo e na sociedade. 
A expressividade pictural nasce numa simbiose, com o rigor icónico da imagem estereotipada, que comunica o nosso lugar no presente. A complexa influência da vida no ser humano é nos dada através da interpretação simbólica das imagens representadas que despertam para um novo olhar perante a vida, que circunda o ser humano. 
As referências representadas, são para a autora uma pequena selecção da panóplia de informação ? intermitente? que a vida e a sociedade tem vindo a coabitar, pondo em questão o que é realmente natural e real, passível e ?não plausível?.

Teresa Melo

logótipo galeria serpente

Rua Miguel Bombarda, 558 - 4050-379 Porto

tel: 00351 - 226 099 440 - Portugal

e-mail - galeriaserpente@sapo.pt

www.galeriaserpente.com

Horário: quinta a sábado das 15h às 19h